Como trabalhar conceitos em Geografia - guia para o ensino e a pesquisa

Horieste Gomes

Resumo


Uma das grandes dificuldades que alunos e professores de geografia e de áreas afins encontram no aprendizado, na teorização e na prática do ensino e da pesquisa geográfica, diz respeito ao domínio e emprego correto de conceitos, categorias, princípios geográficos e ambientais. Geralmente, quando comparamos o conjunto de conhecimentos que respondem pelo saber geográfico; o rol das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de graduação em geografia (licenciatura ou bacharelado) e o programa mínimo a ser cumprido de cada disciplina, com o volume dos conteúdos transmitidos em sala de aula ou levado à prática na pesquisa de campo, constatamos a grande defasagem entre o que é institucional exigido pelo MEC, e o que foi repassado ao aluno durante o curso de graduação. Há um imenso hiato, tanto horizontalizado quanto verticalizado, no tocante à formação básica necessária ao futuro “profissional” em geografia a ser lançado no mercado de trabalho. No fundamental, há uma carência enorme de natureza teórica, epistemológica e metodológica muito acentuada, assim como na condução prática da abordagem do espaço geográfico, objeto de nossa análise geográfica. O artigo ora apresentado tem como objetivo levar o estudante, o professor e o pesquisador a uma melhor compreensão das categorias e conceitos geográficos que são essenciais ao exercício profissional.


Referências



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ISSN: 2317-0360

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