Estado de Goiás

COORDENAÇÃO DA EDITORA UEG PARTICIPA DA 31ª REUNIÃO ANUAL DA ABEU  

 A coordenadora da Coordenação de Projetos e Publicações da PrP/Editora UEG, professora Elisabete Tomomi Kowata, participou da 31ª Reunião Anual da ABEU e do 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, de 22 a 25 de maio de 2018. A abertura do evento aconteceu no auditório do Museu da Vida, no Campus sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ) e as demais atividades, nos dias 23, 24 e 25 de maio, foram realizadas no prédio da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ).

Com o tema central Edição acadêmica em perspectiva de diálogos, o intuito foi o de favorecer encontros, reflexões e, principalmente, diálogos entre casas editoriais de instituições de ensino superior/institutos de pesquisa.

Foram tratados vários assuntos, desde o conhecimento e a ciência que se produzem no ambiente acadêmico até a avaliação de seus impactos e usos: o livro acadêmico e seus conteúdos, seus leitores e mercados; os distintos tipos de publicação científica, suas possibilidades, limites e incentivos; os alcances dessas publicações e os desafios de difundir local e globalmente o conhecimento que congregam; cenários políticos e políticas para que melhores cenários sejam uma realidade.

A realidade das editoras universitárias não tem sido nada favorável e que tem passado por cortes nas instituições e muitas delas têm sobrevivido com recursos limitados ou sobrevivem com recurso nenhum. A existência se dá por insistência, persistência e por acreditar na missão de levar e difundir conhecimentos para a sociedade.

Nesse contexto foram debatidos no primeiro dia “Qual conhecimento, qual ciência, quais fronteiras? Visões contemporâneas sobre os papéis do livro com as participações de Conceição Evaristo (escritora) e Eliana Yunes (PUC-Rio).

No segundo dia aconteceu a Roda de conversa Quais livros, quais conteúdos?, em que foi debatido sobre os livros acadêmicos que têm sido produzidos, os objetivos que atingem e os desafios que enfrentam com as participações de Carlos Gianotti (Editora Unisinos), Luis David Castiel (Ensp/Fiocruz) e Marcos da Veiga Pereira (SNEL) com mediação de Arlindo Fábio G. de Sousa (Canal Saúde/Fiocruz).

No terceiro dia a Roda de conversa Quais veículos, quais incentivos? abordou sobre os atuais espaços de publicação e circulação dos conhecimentos científicos com as participações de Alex Niche (Editora UFRGS), Marilia Sá Carvalho (Cadernos de Saúde Pública, Ensp/Fiocruz) e Paulo Beirão (Fapemig) com mediação de Wagner de Oliveira (VideoSaúde, Icict/Fiocruz).

No quarto dia a Roda de conversa Quais prateleiras, quais alcances? debateu sobre estratégias para levar os livros acadêmicos além dos muros da academia com as participações de Renato Farias (Canal Saúde/Fiocruz), Rita Argollo (Editora Editus/Uesc) e Roberta Moraes de Bem (Repositório Institucional/UFSC) com mediação de Cláudia Lima (CCS/Fiocruz).

E no quinto e último dia aconteceu a Roda de conversa Quais políticas, quais interlocuções?, que debateu sobre políticas de disseminação dos conhecimentos com as participações de Ricardo Borges (Senado Federal), Rogério Lannes Rocha (RADIS, Ensp/Fiocruz) e SueliMara Ferreira (ECA/USP) com mediação de Fernanda Marques (Editora Fiocruz). O encerramento ficou com a temática Quais avaliações, quais caminhos, quais perspectivas? Visões sobre o futuro do livro acadêmico com as participações de Manoel Barral Netto (VPEIC/Fiocruz) e Rita de Cássia Barradas Barata (FCMSCSP).

Para a professora Elisabete Tomomi Kowata, essas discussões são bastante importantes e pertinentes e é necessário fazer uma reflexão “Para quem estamos produzindo o conhecimento?. Devemos ir além do número do ISBN que são gerados para as obras publicadas que compõe a lista do Currículo Lattes. E para isso, a política dentro das instituições precisa ser revista, pois acabamos por publicar para nós mesmos e para alguns públicos restritos. Onde está a mudança que queremos ver na sociedade se o conhecimento ainda fica restrito aos muros da Universidade?”

abertura_eventoconceicao_evaristo_eliana_yunes

Evento de abertura (da esquerda para direita): prof. João Canossa (Editora Fiocruz), Manoel Barral (Vice-presidente da Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz) e Marcelo Di Renzo (Presidente da ABEU). Apresentação das palestrantes (da esquerda para direita): Conceição Evaristo (escritora) e Eliana Yunes (PUC-Rio).

apresentacao_artistica1conceicao_evaristo

Apresentação cultural do Ballet Manguinhos no auditório do Museu da Vida, Manguinhos e momento de autógrafos da professora e escritora Conceição Evaristo.

exposicao_editoraexposicao_livros

Exposição de material de divulgação das Editoras Universitárias e de livros publicados.

exposicao_livros2

Obras da Editora UEG em exposição no evento.

exposicao_fiocruz1exposicao_fiocruz2

exposicao_fiocruz3exposicao_fiocruz4

exposicao_fiocruz5exposicao_fiocruz6

Espaço para exposição.

20180524_135425

Representantes das Editoras da Região Centro-Oeste. Da esquerda para direita: Profa. Germana Henriques Pereira (Editora UnB), Raquel Correia, representando o prof. Rodrigo Garcia (Editora UFGD), Profa. Elisabete Tomomi Kowata (Editora UEG / Diretora Região Centro-Oeste) e Prof. Lauro Eugênio Guimarães Nalini (PUC-Goiás).

palacio_itaborai

Palácio Itaboraí - prédio da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ)- Local do evento nos dias 23 a 25 de maio de 2018.

Notícia publicada em 06/06/2018
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás