Estado de Goiás

Iniciação Científica  

A constituição da política de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás conjuntamente com o aumento das bolsas externas e internas, por meio de órgãos como o CNPQ e a FAPEG, tem proporcionado a instituição avançar com rapidez nas práticas de produção de conhecimento científico, divulgação dos resultados e apropriação dos conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico de produtos e serviços. Destaca-se abaixo alguns resultados que tem sido conseguidos com este processo:

a) Fortalecimento das atividades de pesquisa da instituição, sobretudo com maior dinamismo nos grupos de pesquisa certificados pela instituição.

b) Consolidação das atividades de iniciação científica com estímulo e elevação das demandas para a formação científica dos acadêmicos envolvidos nos programas de iniciação científica e tecnológica.

c) Estímulo à participação dos alunos nos programas de IC (Iniciação Científica), e mais recentemente no Programa Ciência sem Fronteiras, cuja participação em Programas de IC é um dos requisitos apresentados.

d) Aumento de incentivo à produção científica dos bolsistas.

e) Criação de estímulos para continuidade dos acadêmicos egressos dos programas de iniciação científica nos programas de pós graduação da própria instituição e demais instituição do país.

A aprendizagem e a prática das atividades de iniciação científica dos programas externos (CNPq e FAPEG) tem incentivado a construção de marcos legais e regulamentários no UEG favorecendo a política própria de concessão de bolsas por meio dos recursos da instituição. Salientamos o aumento contínuo do número de bolsas.

O cenário institucional e organizacional da UEG tem sido fortalecido pelas conquistas da instituição com a participação ativa dos professores pesquisadores e do empenho do mesmo para o incentivo a participação dos acadêmicos nas atividades de iniciação científica. Os dados demonstram um aumento desta participação e uma maior projeção da instituição no cenário nacional como importante geradora de conhecimento científico e tecnológico.

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