Estado de Goiás

PROJETOS EXTERNOS  

APRESENTAÇÃO

As atividades de pesquisa na UEG são regulamentadas pela Resolução CsU n. 056/2006 . O financiamento é a principal característica de um projeto externo, cujo recurso financeiro captado deverá ser comprovadamente disponibilizado à UEG.

Os projetos externos são avaliados pelo Comitê Institucional de Pesquisa – CIP, no entanto, ao contrário dos projetos internos, dispensam a avaliação por consultores ad hoc e a aprovação pela Conselho Acadêmico das Unidades Universitárias e pode ser encaminhado em fluxo contínuo, conforme resolve o Artigo 8, § 1º.

O cadastro dos projetos externos na plataforma Athena é de extrema importância, pois permite à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação avaliar as atividades de pesquisa realizadas com financiamento externo e, assim, quantificar o montante de recursos captados anualmente. Estes dados são particularmente necessários para efetuar diagnósticos institucionais, que por vezes são necessários para submissão de projetos como o CT-INFRA da FINEP – Agência Brasileira da Inovação, bem como para avaliação das metas e realizações da Universidade.

A captação de recursos financeiros é um ponto chave para alavancar as atividades de pesquisa nas Universidades de todo o país, pois é a maneira mais viável para implantar e modernizar a infraestrutura de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico e a inovação, não apenas quantitativamente, mas também em termos qualitativos.

FINANCIAMENTO - AGÊNCIAS DE FOMENTO

As Agências de Fomento são órgãos Estaduais ou Nacionais que disponibilizam recursos financeiros através de Chamadas Públicas/Editais. Cada Chamada possui requisitos específicos quanto aos seus objetivos, volume de recurso disponível, itens de financiamento, elegibilidade dos proponentes e executores, dentre outras informações.

Principais Agências de Fomentos:

  

 

    FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás 

    www.fapeg.go.gov.br

 

 

  

    CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico    

    www.cnpq.br

 

 

  

 

    CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   

    www.capes.gov.br

 

 

 

FINEP – Agência Brasileira da Inovação

www.finep.gov.br

 


 

O SISTEMA FINANCIAR

O Sistema Financiar é uma plataforma virtual que permite aos seus assinantes realizar buscas avançadas por Chamadas Públicas (Editais) abertas. Esta ferramenta realiza uma varredura em todas as Agências de Fomento do País a procura de Editais. O usuário pode definir os parâmetros da busca para encontrar Editais específicos, tornando a busca direcionada e dinâmica. As principais informações são aglutinadas para fácil visualização e acesso.

Recentemente a UEG adquiriu a assinatura do Sistema Financiar. As senhas de acesso e os nomes de usuários foram distribuídos entre as Unidades Universitárias, as quais se encontram sob a responsabilidade do Coordenador Adjunto de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica ou do Diretor, que se encarregará de divulgar todas as oportunidades de financiamento.

Caro Docente/Pesquisador, procure saber mais sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no momento.


BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás